logo-15

Checklist para abrir um bar + estratégias para lucrar muito

Checklist para abrir um bar + estratégias para lucrar muito

Checklist para abrir um bar + estratégias para lucrar muito

Abrir um bar requer responsabilidade e é preciso ter muita organização para que não haja problemas futuros! 

Antes de abrir um bar é preciso que sejam feitas algumas pesquisas. Ou seja, é necessário que seja estudado como anda o mercado de bares, se esse é o melhor momento, qual a melhor região para atuar, entre outros diferentes pontos. 

Nesse artigo vamos responder algumas perguntas que geralmente são feitas por pessoas que têm interesse em abrir um bar. Então vamos lá!

O que é necessário para abrir um bar?

Agora, para você se planejar, separamos tópicos essenciais que você precisa saber para abrir uma:

Confira o checklist a seguir!

Escolher o estilo

Primeiramente, para abrir um bar, é importante que você saiba qual estilo e qual segmento de bar você deseja. 

Existem os pubs, os bares pequenos, aqueles barzinhos de festa, bares luxuosos, botecos, bares temáticos, entre outros tipos. 

Assim, para ajudar na escolha do estilo de bar é interessante que você tenha em mente, qual o seu público alvo. 

Jovens, adultos, pessoas com mais idade, apenas mulheres, tudo isso interfere no desenvolvimento do projeto do seu estabelecimento. Então tenha em mente o bar que você quer ter e quem você quer que o frequente.

Estilos de chopp

Decidir como irá funcionar o seu bar

O próximo passo é saber como irá funcionar seu bar! 

Quais serão as bebidas vendidas, o cardápio oferecido, atrações e qual tipo de serviço será oferecido? Essas perguntas são muito importantes e devem ser respondidas logo no início do seu planejamento. 

Se planejar financeiramente

Você precisa ter uma organização financeira, para que não gaste dinheiro à toa. 

Seu projeto precisa ser estruturado, para ir ganhando forma. É indispensável que haja muito planejamento.

Saiba que 30% do lucro do seu estabelecimento deverá vir da venda de bebidas. Por isso, uma boa ideia é escolher opções que sejam comuns entre o público escolhido e que não tenham um valor muito elevado para seu bolso. 

Principalmente no início é importante que os gastos sejam controlados, até conseguir um bom rendimento do seu bar.

Fique atento: tenha todas as documentações necessárias, os alvarás aprovados pela prefeitura, os registros de compras e a cópia do contrato de aluguel. É bom ter tudo isso de fácil acesso caso seja necessário comprovar algo.

Planejamento financeiro

 

Achar uma localização

Achar a localização ideal parece um pouco difícil, mas não precisa ser. 

Procure por bairros movimentados, um lugar bem localizado e de fácil acesso. Inclusive, invista em um local que seja visualizado com facilidade e que seja atrativo para que as pessoas queiram conhecer!

Tenha uma fachada bonita, que chame atenção e que atraia mais pessoas. 

No entanto, não basta só a fachada ser bonita, todo seu estabelecimento deve ser agradável e confortável. Estar próximo da concorrência pode ser um fator de sucesso.

Quanto é preciso investir para abrir um bar?

O ramo da alimentação fora do lar é um segmento de mercado bastante aquecido no Brasil.

Uma pesquisa da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) de novembro de 2023, revelou otimismo do setor com a chegada do verão. Isso reflete na intenção de contratação para a temporada.

Portanto, investir em um bar pode ser uma boa ideia.

O valor que você vai investir no seu estabelecimento pode variar. 

Localização

A localização é um desses fatores. Pois, dependendo do bairro, o tamanho do espaço que você pretende ter, o estado de conservação deste local e outros fatores podem ocasionar na variação do valor.

Localização de bar

Equipamentos

Outro ponto são os preços de equipamentos, isso pode variar de cada cidade. Vale então fazer uma boa pesquisa e ver qual a sua melhor opção e custo benefício. Algumas vezes pode valer mais apenas comprar em outro estado.

Mão de obra

A mão de obra é outro custo que você terá que avaliar quanto pode gastar. Você irá precisar de garçons, cozinheiros, um barman ou bargirl e um auxiliar de limpeza, a princípio. 

Nesse momento, para reduzir os gastos, nós da Beerpass, indicamos o autosserviço de chopp. 

O valor gasto com o autosserviço irá compensar muito e será menor que contratar alguns funcionários! Seus garçons poderão atender os clientes com mais calma e atender com mais eficácia.

Saída de caixa

As contas também fazem parte do seus gastos. Você terá responsabilidade financeira com o aluguel (se você não for o proprietário do local), luz, água, internet e produtos. 

Os produtos podem ser considerados como reposição de bebidas e alimentos, equipamentos de limpeza, etc.

Comprar o estoque

A cerveja é uma das bebidas mais consumidas no país, então você pode optar por comprar com fornecedores que vendem em barril. Além disso, se você optar pelo autosserviço de chopp você terá 100% de controle de gastos com bebidas.

Dessa forma é possível entender qual delas está fazendo mais sucesso no seu bar e entregar a melhor experiência ao seu cliente!.

Com o sistema de gestão da Beerpass, você terá mais controle do seu estabelecimento e de suas vendas. 

O sistema vai gerar relatórios com gráficos ilustrativos que mostrarão como foi seu desempenho nos últimos meses. Esses dados são essenciais para que você possa avaliar melhorias.

Colocando todos esses gastos na ponta do lápis, o valor total para abrir um bar gira em torno de 20 mil reais aproximadamente. Lembrando que é uma média. 

Além disso, você terá gastos mensais, com aluguel, luz, água e alguns reparos necessários no estabelecimento. Tenha sempre uma reserva de emergência caso estrague algum equipamento ou precise ter algum gasto mais elevado.

O que fazer para ter lucro quando abrir um bar?

Hoje os bares e restaurantes são uma das áreas que mais crescem no mercado. 

Por isso, para você conseguir ter mais visibilidade no mercado e conseguir ter lucro, é importante que você tenha um diferencial. 

Use sua criatividade e procure alternativas que ainda não foram usadas.

Dicas para se diferenciar da concorrência

  •  Decoração. Seja ousado na decoração do ambiente, mas nada muito exagerado, tudo deve ser harmônico, para que não se torne um lugar visualmente cansativo.
  • Música. A trilha sonora é outro diferencial, muitos bares que tem músicas ao vivo, ou que possuem DJ ‘s geralmente possuem um público maior. Avalie essa possibilidade!
  • Promoções. Em dias com pouco movimento, como na segunda-feira, você pode fazer uma super promoção de drinks para tentar atrair mais clientes.
  • Redes sociais. O uso das redes sociais é outro ponto decisivo, muitos bares usam as redes sociais como um meio de divulgação do seu serviço, de promoções e do ambiente.

Música ao vivo

Quanto mais seguidores você alcançar, maior seu público. O Instagram é uma ferramenta muito usada para esse esse propósito.

Então, faça stories mostrando seu público bebendo e aproveitando a noite. Faça publicações contando como funciona seu bar, quais as atrações da semana, tudo isso irá fazer diferença.

  • Parcerias. Outra coisa que pode te ajudar também é fazer parcerias. Dentro do Instagram existem diversas pessoas que possuem muitos seguidores e acabam sendo consideradas como Influenciadores. Você pode entrar em contato com um influenciador e fechar uma parceria.

Ele irá divulgar seu bar em troca de algum valor.

  • Localização Como já comentamos antes, a localização é importante. É necessário que você esteja em um lugar de fácil acesso e bem localizado.
  • Trabalhadores. A escolha de profissionais para trabalhar no seu bar é muito importante. Você precisa de funcionários que façam coisas positivas, e que façam com prazer.

Pessoas de mal humor e que fazem o serviço mal feito não vão te ajudar a alcançar seu sucesso. Então faça uma seleção rigorosa na hora da contratação. Ter um treinamento após a contratação, deixa claro como você quer que seu bar funcione, e como cada um deve atuar na sua área.

Qual o lucro terei quando abrir um bar?

Bares são um dos ramos em que as pessoas mais gostam de gastar dinheiro, então se você pretende abrir um bar está indo pelo caminho certo, pois é uma área que vem se expandindo!

Muitos empreendedores abrem seus bares e conseguem lucrar bastante. Mas nada é tão simples. É preciso que você comece pelo básico para que vá expandindo seus negócios gradualmente.

Às vezes a margem de lucro não é tão alta, e se você não tiver uma boa margem de venda seu lucro pode ser baixo naquele mês. 

Sabemos que você pode ganhar dinheiro com seu estabelecimento, mas é muito difícil saber ao certo quando irá lucrar. Pois, existem vários fatores que podem influenciar suas vendas.

De modo geral, muitos bares conseguem um faturamento mensal de 8 mil a 15 mil reais, isso em bares tradicionais, com venda de petiscos e bebidas. 

Já para bares mais elaborados, que possuem atrações, variedades e produtos diferenciados, podem conseguir um faturamento em média de 15 mil a 60 mil reais por mês, isso ocorre devido ao valor mais elevado nos produtos.

É preciso ter uma boa gestão de negócios para que você consiga ter lucro. 

Como vocês viram, abrir um bar é uma excelente opção! 

Não existe um momento certo para começar a investir no seu negócio, mas é necessário que haja muita pesquisa e organização. 

Procure referências, se tiver a oportunidade de conhecer alguém que já tenha um bar, pergunte como foi sua experiência e qual a melhor dica que ele pode te dar. 

E conta com a gente!

Lucro em abrir um bar

Luciano Pagliosa Waltrick

Diretor comercial, especialista em bares e especialista em marketing de bares.

Posts Relacionados
Leave a Reply