Barril de chopp: tire suas principais dúvidas!

Barril de chopp: tire suas principais dúvidas!

Trabalhar com barril de chopp ou cerveja de garrafa é uma das dúvidas comuns para quem está iniciando no mercado cervejeiro.

Para que você entenda melhor sobre as diferenças e também tire suas dúvidas em relação ao atendimento com barril, buscamos criar um conteúdo rápido e fácil de entender!

Qual sua dúvida em relação ao barril de chopp? Dá uma olhada no guia abaixo que possa ser que você a tire!

Qual diferença entre usar barril de chopp ou garrafa?

Primeiro, vamos resumir aqui as principais diferenças. E claro, uma das mais evidentes é justamente o tipo de bebida que você quer servir.

O chopp ele é um produto considerado de maior valor agregado. Por ele não ser pasteurizado, acaba sendo uma bebida mais fresca. Tudo isso é valorizado pelas pessoas e por quem gosta de frequentar bares.

Com o barril, você também poderá incluir uma variedade maior de cervejarias, porque as artesanais vão revender o produto para os bares, geralmente, em barril. Cervejas artesanais em garrafa são muito utilizadas para presentes.

Já, a venda da garrafa no bar, de uma forma geral, será de uma cervejaria considerada as “gigantes” do mercado, como a Heineken e a Ambev. Isso porque o valor para o envase é grande. Como em um bar a demanda por garrafas será grande, isso inviabiliza para as menores uma logística nessa escala.

Existem várias outras questões também que vão afetar essa escolha. Veja só:

  • Espaço físico: apesar das garrafas não exigirem a implementação do sistema de chopp (com barril, torneiras, mangueiras, cilindros etc.), elas vão necessitar de um espaço grande para organização. Incluindo a separação das vazias e das cheias. Então mesmo depois da venda ela continua ocupando esse espaço no seu bar.
  • Sistema de chopp: como falamos logo acima, o uso do barril vai implicar na necessidade do sistema para servi-lo. Para isso você vai precisar de uma câmara fria ou chopeiras, torneiras, cilindros etc. É claro que o trabalho é maior na implantação, depois será necessário apenas manutenções.
  • Impacto visual: o impacto visual da parede de torneiras no seu bar acaba sendo uma vantagem para o barril. Isso porque as taps (torneiras) são símbolo da cultura cervejeira e valorizam seu ambiente.
  • Capacidade de armazenamento e operação: você precisa avaliar a capacidade de armazenamento de produto vs operação! No barril você terá a possibilidade de ter, por exemplo, 50 litros de chopp em um só lugar. Um barril de 50 litros vai equivaler a, aproximadamente, 83 garrafas de cerveja de 600 ml. Então, imagine que você poderá transportar o produto de uma maneira muito mais rápida, fazer a carga e descarga com menos gente e economizar espaço.

Bom, colocamos acima as principais diferenças para que você possa avaliar. Até porque essa decisão vai partir do seu modelo de negócio. Avalie o seguinte:

Deixamos alguns questionamentos que vale a pena você fazer:

  • Qual seu público-alvo?
  • Como você quer vender a bebida?
  • Quais serviços quer oferecer?
  • De que forma esse público gosta de consumir?
  • Você vai trabalhar com uma variedade de estilos ou um catálogo menor?
  • Quer incluir cervejarias artesanais com maior variedade de rótulos?
  • Qual tamanho da sua equipe?

Agora, vamos esclarecer outras dúvidas frequentes:

Um barril de 50 litros deve servir cerca de 25 a 35 pessoas. Mas claro que depende do consumo e do tempo que ele será servido.

Uma média comumente usada pelos fornecedores é de 1,5 litros de chopp por pessoa, em eventos de 4 horas.

Vender chopp dá mais lucro, uma vez que você conseguirá trabalhar em quantidades maiores e com uma logística mais rápida.

Além disso, você pode oferecer uma variedade grande de rótulos, com possibilidades de preços e negociar valores com os fornecedores.

Mas claro que tudo vai depender da forma como você vai administrar o seu bar!

O barril de chopp vai variar de R$600 a R$900, para o cliente final, ou seja, quando compramos para uso pessoa física.

Agora, existe uma ampla opção de rótulos e fornecedores dentro do mercado que você, como empreendedor, poderá acessar.

Saiba pesquisar bem as empresas e criar boas parcerias entre cervejaria e bar!

Nós temos uma live detalhada sobre o assunto! Se você quiser entender melhor as vantagens de um ou de outro, assista e veja a explicação completa de Alexandre Flores, Analista de Sistemas, Mestre em Computação e CEO da Beerpass e Fábio Lopes, especialista em Sucesso do Cliente e Implantação de Bares.

Saiba mais sobre barril de chopp e negócios cervejeiros também acompanhando a Beerpass nas redes sociais! Por lá focamos mais no uso da tecnologia e do autosserviço de chopp para quem quiser entender melhor dessa possibilidade de negócio.

Sua linha de chopp dá trabalho? Deixe a rotina perfeita com o guia gratuito de operação!

Conteúdos que amamos 💛

BeerPress! Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos

Ao assinar, concordo com a Política de Privacidade

Posts relacionados