Como ter um bar de sucesso em um mercado cada vez mais competitivo?

Como ter um bar de sucesso em um mercado cada vez mais competitivo?

Todo mundo que entra no mercado de bares quer ter um bar de sucesso! Aquele bar que fatura bem, que tem seus processos definidos, clientes fidelizados e satisfeitos.

Para isso, é claro que naturalmente aparecem alguns desafios no meio do caminho: oscilações de mercado, busca pela mão de obra qualificada e claro, a concorrência.

Apesar disso, o mercado de bares e restaurantes é um caminho propício para se empreender. Os dados apontados pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), refletem um pouco disso:

  • Conforme a associação, 44% dos estabelecimentos registraram lucro em julho de 2025, enquanto 37% operaram em equilíbrio. Já o número de empresas no vermelho caiu para 18%, quatro pontos percentuais abaixo do observado em junho.

Para trazer um panorama do mercado, com um guia para abrir o seu bar e experiências reais. Leia o conteúdo que preparamos!

O começo de tudo vem com o planejamento. Um bom pontapé inicial, que sempre citamos por aqui, é elaborar seu quadro de modelo canvas.

Segundo o Sebrae, “Um canvas é uma forma moderna e prática de estruturar um modelo de negócio, a partir da organização de determinadas questões chave”. No quadro você vai especificar:

  1. Segmentos de Clientes (público-alvo);
  2. Proposta de Valor, (valores que a empresa oferece, não monetários);
  3. Canais, (como e por onde a empresa comunica os valores);
  4. Relacionamento com Clientes, (como será o contato, como se cria o vínculo);
  5. Fontes de Receita, (por onde entra o dinheiro);
  6. Recursos-Chave, (aqueles essenciais para o negócio);
  7. Atividades-Chave, (principais atividades);
  8. Parcerias-Chave, (fornecedores e parceiros estratégicos);
  9. Estrutura de Custos, (custos da operação).

Ele é necessário para você validar seu modelo de negócio! Eu sei que muitas vezes você pode querer pular essas partes e ir direto para a fase de comprar um ponto e sair atendendo pessoas, mas isso tem muitas chances de dar errado.

Em contrapartida, se você faz um planejamento, entende sobre o seu negócio e para onde está indo, com certeza você terá um bar de sucesso!

Você pode elaborar o seu quadro canvas fisicamente mesmo, ou online, em um modelo desenvolvido pelo Sebrae: só clicar aqui.

Bom, digamos que você agora precisa tocar o seu bar e seguir se destacando no mercado! Então algumas habilidades serão importantes. Em uma entrevista que fizemos com Marthin Gert, dono da Casa Confraria de Joinville (SC), ele explicou sobre resiliência e trabalho!

“A gente abriu a choperia com um propósito simples: atender gente feliz”,declarou Gert. O estabelecimento já soma quase uma década de história e evolução no segmento de bares e choperias.

A ideia inicial surgiu em 2015 e foi concretizada em 2016, com uma proposta que unia comida alemã em forma de petiscos e chopp artesanais, servidos em um ambiente acolhedor e descontraído. 

Mas desde sempre, Gert explica que é necessário trabalho “Tem que gostar de trabalhar. Ter um bar, choperia e restaurante não é só abrir às 18h, finalizar meia-noite e deu. Tem todo o trabalho de limpeza, tem que ter produtos de boa qualidade etc”, afirma.

Quanto à competitividade, ele afirma: “Sempre vai existir, mas a gente até prefere que tenha competitividade, porque assim a gente consegue evoluir, saber onde está acertando e onde está errando. É bastante desafiador, mas é muito gratificante.” 

Além disso, ele sugere que a fidelização é um ponto-chave. “Tem que sempre estar inovando para conseguir manter o cliente fidelizado. Senão você pode servir um hambúrguer de excelente qualidade, ele vem três ou quatro vezes e não vem mais. Então é preciso buscar e atrair esse cliente de volta”, explica.

E para quem quer começar, o empreendedor fala sobre como a tecnologia pode auxiliar nesse processo. “Comece já amigo da tecnologia, com equipamentos de ponta, como da Beerpass que tem esse equipamento aqui (módulo smart) que supre totalmente a necessidade. Tecnologias são amigas do empresário hoje em dia”, afirma.

Hoje a casa funciona com sistema de autosserviço de chopp 24 horas, digitalização do cardápio, pedidos por tablet e um modelo de consumo mais livre e intuitivo.

Ainda assim, o toque humano se mantém. “Quando os clientes chegam, nós mesmos, os proprietários, recebemos. Então eles escolhem a mesa e daí orientamos quanto ao sistema do autosserviço de chopp, assim eles ficam à vontade”, explicou.

Isso, segundo o empreendedor, permitiu uma agilidade no atendimento e facilidade na gestão. 

Ter um bar de sucesso não depende apenas de um bom ponto ou de um cardápio diferenciado: é resultado de planejamento estratégico, gestão eficiente, inovação constante e, acima de tudo, paixão pelo que se faz. 

O exemplo da Casa Confraria mostra que unir propósito, tecnologia e atendimento acolhedor pode transformar a sua ideia em um bar que perdura durante anos. 

Mas lembre-se: em um mercado competitivo, quem investe em processos bem estruturados, fidelização de clientes e soluções tecnológicas sai na frente. 

Com resiliência, criatividade e trabalho duro, é possível não apenas abrir um bar, mas mantê-lo relevante e lucrativo por muitos anos!

E aí, quer saber mais sobre o mercado e abrir um bar de sucesso aliando tecnologia e criatividade? Então entre em contato com nossa equipe e converse sobre seu projeto com a gente, sem compromisso 🙂

Sua linha de chopp dá trabalho? Deixe a rotina perfeita com o guia gratuito de operação!

Conteúdos que amamos 💛

BeerPress! Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos

Ao assinar, concordo com a Política de Privacidade

Posts relacionados