logo-15

Sistema de chopp: como resolver os problemas mais comuns? 

Sistema de chopp: como resolver os problemas mais comuns? 

Sistema de chopp: como resolver os problemas mais comuns? 

 Ao implantar um sistema de chopp em seu estabelecimento, seja com ou sem autosserviço, é fundamental estar preparado para lidar com os desafios comuns que podem surgir.  

Autosserviço de chopp

Um dos contratempos mais recorrentes é o excesso de espuma no chopp, uma situação que pode comprometer a experiência do cliente e afetar a lucratividade do negócio.  

Outro ponto de atenção são os problemas relacionados ao sabor ou aspecto estranho da bebida. 

Além disso, discutiremos a escolha da torneira mais adequada para o seu estabelecimento e os pontos de atenção para uma boa utilização do sistema de autosserviço de chopp. 

Então para saber como resolver esses problemas e garantir um bom serviço, leia esse guia que preparamos! 

Chopp saindo muita espuma

A espuma no chopp é proveniente do gás carbônico. Esse gás carbônico faz parte da bebida em decorrência do seu processo de produção, na fermentação. 

Só que quando a bebida é agitada ou movimentada, as bolhas se formam, virando a espuma. 

Ou seja, no caso da cerveja, ela vai aparecer quando você colocar o líquido no copo. Já no caso do chopp, ela vai se formar quando o gás utilizado para extrair a bebida do barril impulsiona seu chopp para fora da torneira. 

O chopp saindo com muita espuma é um dos problemas mais comuns que afetam o sistema de chopp, com ou sem autosserviço. Quando isso acontece é necessário avaliar algumas possibilidades. 

  • Temperatura: quando a temperatura da câmara fria está inadequada, o chopp acaba espumando demais. Isso acontece, geralmente, quando a temperatura está mais alta do que deveria. Regule a temperatura para solucionar esse problema. O chopp deve ser vendido em cerca de 0ºC a 2ºC. 
  • Gás extrator e pressão: Dentro de uma linha de chopp existe o cilindro de gás, que vai extrair o chopp do barril em direção a torneira. Recomenda-se a utilização da mistura do CO2 e do gás Nitrogênio para se evitar a produção exagerada de espuma. 
  • Regulação da pressão ideal: Cada bebida tem uma densidade diferente. Bebidas mais alcoólicas produzem menos espuma. Dessa forma você precisa regular as pressões ideais conforme cada tipo. 

Chopp com gosto ou aspecto estranho

O chopp não passa pelo processo de pasteurização, como uma cerveja. Justamente para entregar esse sabor diferenciado. Mas isso requer alguns cuidados bem importantes. 

Primeiro, é recomendado que o barril fique armazenado sob refrigeração. Assim você aumenta a validade do chopp! 

De uma maneira geral o chopp vai possuir uma validade de cerca de 30 dias. Mas, para entender sobre esses cuidados SEMPRE pergunte e siga as orientações do fornecedor. 

Outro cuidado essencial é manter uma rotina de inspeção e limpeza do sistema de chopp. 

Refrigeração do chopp

Independente se você utiliza o autosserviço de chopp ou não, você precisa designar alguém para cuidar disso. 

Essa pessoa terá que fazer sempre uma inspeção para conferir a limpeza das mangueiras, os manifolds, condições dos cilindros de gás, dos barris de chopp e da câmara fria. 

Monitore as validades e controle bem seu estoque para não perder produto! 

Caso você já tenha esses cuidados e ainda percebe seu chopp com aspecto diferente, vale cobrar do fornecedor o que está acontecendo, marcar uma visita na fábrica e entender os processos. 

Qual a melhor torneira para utilizar?

Outra questão muito importante relacionada ao sistema de chopp é qual a torneira ideal a ser utilizada. 

Existem basicamente dois tipos de torneiras: as torneiras belgas e as italianas. Para utilização no dia a dia, nós recomendamos as torneiras italianas. 

Isso porque a torneira italiana tem um uso intuitivo e fácil para qualquer pessoa. Apesar de serem belíssimas, as belgas precisam de mais atenção e cuidado na hora de servir o chopp. 

Torneira Italiana

A Italiana tem um mecanismo mais “simples”. Quando é puxada para frente, acontece a extração do chopp e para trás sai espuma. 

A grande vantagem é que a alavanca não é fixa! Você puxa para frente para sair o chopp e quando você solta ela volta para a posição vertical, interrompendo a extração. 

A regulagem de vasão também é bem intuitiva, facilitando o dia a dia e o treinamento com a equipe. 

Torneira Belga

A torneira belga pode ter um mecanismo mais complexo, muitas vezes usando um pistão interno que é pressionado para frente para liberar o chope.  

Isso pode resultar em um controle mais preciso do fluxo e uma experiência de servir chopp mais suave. 

Só que ela não é tão intuitiva, por isso não é vista tanto por aí. Para se servir em uma torneira belga é necessário posicionar a alavanca até o final, dessa forma o líquido vai sair continuamente. 

Na posição intermediária (45°), é onde extrai espuma e ao retornar para a posição original, o fluxo é interrompido. 

É uma experiência interessante, mas para utilização diária pode ser dificultosa. 

O que você precisa para instalar o autosserviço de chopp?

Falamos agora de problemas comuns que acontecem em qualquer sistema de chopp. Mas é importante que levantemos alguns pontos de atenção quanto ao autosserviço de chopp. 

Para quem não sabe, o autosserviço de chopp é a solução que automatiza as torneiras de chopp. Dessa forma você não precisa de garçons para servir o chopp, o próprio cliente pode se servir. 

Isso leva experiência, liberdade ao cliente e otimização de custos e procedimentos para você! 

Quanto melhor você utilizar, mais vai aproveitar os potenciais da solução, alavancar vendas e ter um bar lucrativo! Então confira o seguinte: 

  • Sistema de refrigeração: O autosserviço de chopp utiliza a estrutura comum de refrigeração de qualquer bar. Mas o mais recomendado é que se utilize a câmara fria. A experiência do cliente e a sua gestão/operação vão ficar muito mais facilitadas. 
  • Energia elétrica: Os módulos do autosserviço funcionam ligados a energia elétrica, por isso há necessidade de uma energia estável. Caso sua região tenha histórico de quedas de luz, um nobreak deve resolver para que o autosserviço funcione! 
  • Internet estável: Para o autosserviço de chopp funcionar de forma adequada você precisa de uma internet estável. Não há necessidade de ter a MELHOR internet de todas, provavelmente já será a mesma que você vai utilizar para outras coisas do seu bar. Mas é importante que ela seja estável, ou seja, não fique perdendo a conexão. 
  • Rotina de cuidados com o sistema de chopp: como falamos anteriormente, mesmo com (ou sem) o autosserviço de chopp você precisa continuar cuidando do sistema no quesito manutenção, limpeza e cuidado dos componentes do sistema. 

Torneira de chopp

Sistema de chopp e autosserviço

Aliar o seu sistema de chopp a um autosserviço pode ser uma tarefa interessante para lucrar com seu bar. 

Mas lembre-se de sempre se atentar as necessidades dos cuidados, manutenções e limpeza do chopp. 

Se você estiver com alguma dificuldade ou se está acontecendo alguma dessas situações que citamos aqui com você, vale aplicar as dicas que trouxemos nesse artigo! 

Se você quiser saber mais sobre sistema de chopp, cuidados e soluções para o seu negócio, continue nos acompanhando para mais conteúdos como esse! E caso você tenha se interessado pelo autosserviço ou está com alguma dúvida sobre a implementação da solução no seu bar, fale com um dos nossos especialistas. 

Bruna Siementkowski

Especialista em Marketing Digital

Posts Relacionados