Tendências para bares em 2026: reunimos 5 que merecem sua atenção!

O ano já começou e o mercado está de olhos nas tendências para bares em 2026. As operações autônomas e a preferência por bebidas zero álcool ou mais leves devem se consolidar ao longo dos próximos meses, acompanhando mudanças no comportamento do consumidor.

Ao mesmo tempo, a busca por potência de sabor, aliada a experiências que integrem tecnologia e um atendimento mais ágil, surge como uma estratégia inteligente para se destacar no setor.

Para quem pretende tirar o plano do papel, abrir um bar, lançar um novo negócio ou aprimorar as estratégias para 2026, reunimos 5 tendências que merecem sua atenção.

O chopp e a cerveja sem álcool entraram na preferência dos consumidores nos últimos dois anos.

Dados do último levantamento do Anuário da Cerveja do Mapa, divulgados no ano de 2025 e que trazem dados de 2024, refletem isso: o volume de produção das cervejas sem álcool aumentou 536,9% quando comparados 2024 com 2023.

A preferência deve continuar em 2026, principalmente porque os jovens têm bebido menos e as gerações millenials tem buscado estilos de vida mais leve e saudáveis.

Por isso, vale dedicar um espaço no seu cardápio ou tap list para opções de cervejas sem álcool ou até mesmo drinks mais leves.

Outra tendência que se fortaleceu muito em 2025 e vai continuar crescendo em 2026 são as operações autônomas e 24h.

Nos últimos anos a Beerpass desenvolveu diversas soluções de automatização das torneiras de chopp, mas no final de 2024 e início de 2025 o módulo Smart tem resolvido uma demanda no qual o mercado estava buscando, que é ter um módulo simples, mas robusto e que permita a venda de chopp em pontos estratégicos.

Até porque, cada vez mais, o self service tem vindo como solução que integra os serviços e facilita as operações. Isso inclui, desde supermercados até grandes redes de fast food.

Para Alexandre Flores, sócio fundador da Beerpass, essa é uma oportunidade de negócio para empreendedores que buscam diferente fontes de renda. Durante a experiência de atendimento da Beerpass, ele percebeu que algumas questões se tornam essenciais.

“Uma coisa importante e que a gente vê que os clientes têm se destacado é a proposta do negócio. Então, para um ponto de partida, qual a sua identidade? O que você vai trazer de diferencial? Tendo a sua proposta você vai atender um público específico, então, é o executivo ou é o pessoal do lazer?”, explica Flores.

No Seminário Internacional da Cerveja de 2025, que fez parte da programação do Festival da Cerveja de Blumenau e foi promovido pela Escola de Cerveja e Malte, Alexandre compartilhou experiências e dicas essenciais para quem quer entender melhor sobre o assunto. Caso você queira assistir, o seminário foi disponibilizado no Youtube:

A Associação de Bares e Restaurantes, a Abrasel, também fez um levantamento de tendências que vão se fortalecer em 2026.

Entre elas, uma pesquisa da Kerry, uma empresa multinacional de food service, revela que a criatividade ousada, o bem-estar emocional e a sustentabilidade estarão no centro das experiências gastronômicas.

A potência do sabor aparece como elemento-chave. As propostas dos cardápios devem apostar em combinações inesperadas, experiências multissensoriais e formatos em constante transformação, refletindo um consumidor em busca de originalidade, conforto e conexão emocional.

Além disso, a inovação orientada por valores como transparência, identidade e nutrição significativa reforça a importância de sabores intensos que dialogam com escolhas conscientes e estilos de vida cada vez mais flexíveis.

Além da potência no sabor, a Abrasel também citou uma tendência apontada pelo pesquisador Pedro H. Jasmin, co-fundador do grupo Berlinn, agência de ativação de marca que trabalha com empresas como Heineken, Alba Gastrobar e franquias da renomada TT Burguer.

Pedro apontou que o consumo local deve ser uma forte tendência para 2026. Segundo Jasmin, esta é a união de alguns fatores, entre elas a visão de um Brasil como referência estética e cultural impulsionado pelos filmes nacionais ganhando visibilidade, marcas sendo vistas pelo mundo e o “Brasil Core” em alta.

Além disso, a instabilidade global e o aumento dos impostos em produtos estrangeiros fortalecem a escolha por produtos regionais.

Vale a pena, para o seu bar ou negócio cervejeiro/gastronômico, pesquisar a respeito da influência latina e cultural na sua região e apostar em estéticas, cardápios ou rótulos cervejeiros que caminhem com essa tendência.

Afinal, o “boom” da cultura latina também tem influenciado escolhas culturais e dos consumidores. Se você quiser entender um pouco mais sobre isso, no podcast O Assunto a jornalista Natuza Nery analisa influências culturais de artistas como Bad Bunny e Karol G.

Por fim, vale destacar que em 2026, o calendário se consolida como um aliado estratégico para bares e restaurantes.

Com nove feriados nacionais e dez pontos facultativos ao longo do ano, sendo muitos deles caindo em segundas ou sextas-feiras, os fins de semana prolongados devem impulsionar viagens, encontros sociais e o consumo fora do lar.

Soma-se a esse cenário a Copa do Mundo, que tradicionalmente transforma bares em verdadeiros pontos de encontro para torcer, comemorar e socializar, além de datas comemorativas fortes, como Dia dos Namorados, Dia das Mães e Dia dos Pais, que prometem alto movimento.

A tendência aponta para empreendedores cada vez mais atentos ao planejamento antecipado, investindo em ações temáticas, promoções, comunicação estratégica e experiências diferenciadas.

Sua linha de chopp dá trabalho? Deixe a rotina perfeita com o guia gratuito de operação!

Conteúdos que amamos 💛

BeerPress! Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos

Ao assinar, concordo com a Política de Privacidade

Posts relacionados