logo-15

Cerveja em garrafa ou chopp: veja estratégias de venda!

Cerveja em garrafa ou chopp: veja estratégias de venda!

Cerveja em garrafa ou chopp: como aplicar as melhores estratégias de venda

É comum que o empreendedor que quer abrir um bar tenha a dúvida sobre vender cerveja em garrafa ou chopp em barril.

As duas bebidas são apreciadas pelos brasileiros e possuem potencial de venda nos estabelecimentos.

Entretanto, o seu modelo de negócio vai depender também dessa escolha. Além de escolher é importante ter as estratégias certas de venda!

Se você quer saber quais as melhores estratégias de venda na cerveja em garrafa ou no chopp, leia o guia completo abaixo!

Cerveja em garrafa ou chopp: quais as principais diferenças?

Se formos falar sobre a diferença do chopp e a cerveja, podemos simplificar dizendo que a cerveja passa pelo processo de pasteurização e o chopp não.

Isso faz com que os aspectos relacionados ao produto sejam diferentes. Estamos falando do sabor, frescor, possibilidades de receitas, apresentação no copo e claro, requisitos de armazenamento para garantir a segurança da bebida.

Geralmente, o chopp é mais apreciado por ser uma bebida mais fresca. Só que já sabemos que no mundo cervejeiro nada é tudo tão óbvio assim.

Há chopps com qualidades piores que cervejas em garrafa e vice – e – versa. O que faz com que, no momento de escolher você avalie outras questões. Que vamos explorar a diante.

Como esse conteúdo não é sobre a diferença da bebida em si, mas sim da forma como ela é consumida e como cada uma agrega estrategicamente aos seu negócio, então não iremos focar tanto nesse assunto.

Mas, nós temos aqui no nosso blog um conteúdo bem completo sobre diferença de chopp e cerveja. Incluindo questões de armazenamento e legislações. Então se você quiser ir mais a fundo nesse assunto só clicar aqui!

Agora, escolher entre vender a cerveja em garrafa ou o chopp, vai depender dos seus objetivos, do seu modelo de negócio e do perfil do seu público-alvo.

Por isso não adianta, você precisa ter tudo isso muito claro, ok?

Quando você estiver planejando seu bar, considere as seguintes questões:

Valor agregado

As cervejas de garrafa só irão agregar um valor a mais no seu estabelecimento, se forem consideradas cervejas especiais.

(Lembrando que aqui não estamos falando de valor em dinheiro, mas sim sobre o que o seu cliente vai encontrar no seu bar.)

Dificilmente alguém vai no bar para gastar caro em uma garrafa de cerveja.

Mas, lembra que falamos que é tudo relativo?

Bom, isso não será verdade se o modelo de negócio for um bar de cervejas especiais, focado em degustação e harmonização, por exemplo.

Mas você compreende que esse tipo de negócio tem um perfil específico de público?

Caso contrário, você irá trabalhar com as comuns do mercado: Amstel, Heineken, Original e outras.

Essa restrição pode impedir você de explorar bebidas mais distintas e interessantes, como as cervejas artesanais.

Mas as convencionais também funcionam para um perfil de público.

Pense sobre isso e avalie dentro do que você procura!

Cerveja de garrafa

Armazenamento e logística

A diferença entre o chopp e a cerveja em garrafa é bastante expressiva quando falamos em logística.

A garrafa vai ter uma validade maior, ou seja, você vai poder armazenar ela por mais tempo. Só que esse armazenamento não é tão prático, já que você terá que ter um local amplo para guardar várias garrafas, de forma segura.

Já o chopp ele permite armazenar mais bebida por embalagem, sem falar que o barril acaba tendo uma logística mais fácil de retorno ao fornecedor. Principalmente se você aliar um software de gestão para rastrear os seus barris.

Mas, o chopp também tem uma questão que você precisa se atentar. Vamos detalhar no próximo tópico:

Equipamentos e estrutura

Para montar um sistema de chopp você precisa de uma estrutura mais complexa do que se fosse ficar somente com as garrafas.

Justamente porque o chopp é uma bebida mais fresca, que entrega mais experiência. O seu sistema de chopp será o grande coração do seu bar.

Você vai instalar a câmara fria, as mangueiras, os cilindros de pressão e as torneiras! A gente tem também um conteúdo explicando tudo sobre sistema de chopp, se você quiser saber mais sobre!

Esse sistema vai necessitar de manutenção e cuidados diários. Rotina que você, ou outra pessoa, terá que incluir no dia a dia.

Porém as torneiras de chopp e a câmara fria agregam ao ambiente do seu bar e tornam a atmosfera mais atraente para o bom apreciador de chopp!

Estrutura de chopp

 

Cerveja em garrafa ou chopp: estratégias de venda!

Analisando seu público e o seu modelo de negócio, você terá que escolher o que fazer.

Independente disso, será necessário pensar estratégias para vender!

Estratégias de venda para cerveja em garrafa:

  • A experiência do cliente será diferente daquela oferecida pelo chopp, então busque entregar uma variedade de marcas e estilos para atender diferentes gostos.
  • Faça promoções e descontos: estratégias para aumentar as vendas, combos, happy hours, etc.
  • Atendimento: para não perder vendas o garçom deve estar muito treinado! Deve estar atento as mesas, pois a qualquer momento o cliente pode pedir outra garrafa. A demora para isso pode ser prejudicial as vendas. Além de sempre ser cortês e oferecer opções de bebidas e pratos da casa.

Estratégias de venda para chopp:

  • Equipamentos necessários: é importante que você escolha do sistema de refrigeração mais adequado para o seu bar! Recomendamos sempre a câmara fria, além ser a melhor para armazenar adequadamente o chopp, ela deixa o ambiente mais atrativo e consequentemente incentiva o consumo.
  • Marketing visual: ao escolher a câmara fria, você pode decorá-la do jeito que quiser. Isso muda e muito no ambiente do seu bar. Por exemplo, você pode incluir elementos da sua identidade visual, incluir frases engraçadas ou até chamar um artista para ilustrar a parede de torneiras. Tudo isso traz autenticidade e personalidade para sua marca!
  • Eventos e promoções específicas: assim como com a garrafa, você também irá promover ações e eventos. Faça happy hours com chopp em dobro, festivais de chopp artesanal, evento para lançamento de um novo estilo de chopp, entre outros.
  • Autosserviço de chopp: você pode automatizar as torneiras do seu bar como estratégia de venda, marketing e de gestão! Isso porque o autosserviço otimiza mão de obra, dá liberdade para o cliente escolher qual estilo, a quantidade exata que ele quiser e ainda gera relatórios com indicadores fundamentais.

Autosserviço Beerpass

Pontos de atenção relacionados ao autosserviço de chopp:

Durante a implementação do autosserviço, a equipe de especialistas compartilha com você algumas estratégias para potencializar o seu negócio com a solução.

Vamos compartilhar aqui algumas que podem ser interessantes:

Primeiro que, se você optar por trabalhar com os garçons focando para o pedido da cozinha, eles não devem servir o chopp do autosserviço.

Caso eles façam isso, você investirá para agregar experiência e agilidade e não terá resultados.

Então treine os garçons para que sim, eles saibam mexer no autosserviço para que eles possam ORIENTAR o público.

Segundo, transforme isso em um evento interessante para seu cliente. Quando a equipe não está com a responsabilidade de trazer o chopp para mesa, ela pode focar em ensinar as pessoas como se serve na tap e responder informações sobre o chopp.

As pessoas têm curiosidade para saber sobre os estilos de chopp, até porque a tela do autosserviço já traz algumas informações. Isso gera curiosidade para que elas queiram saber mais sobre os estilos, aroma, harmonizações...

E sua equipe pode estar preparada para receber essas perguntas e fazer um atendimento totalmente diferenciado!

Legal, né?

Por fim, como trabalhar com a cerveja em garrafa e o chopp?

Durante os treinamentos com nossa equipe de especialista em bares e Sucesso do Cliente, você receberá algumas dicas.

Não recomendamos a venda de cervejas em garrafa e do chopp ao mesmo tempo. Uma venda acaba matando a outra e você terá prejuízos.

Escolha um modelo de negócio e foque suas estratégias para promovê-lo! Claro que, se você for uma cervejaria (por exemplo, no caso de um Brewpub), a cerveja de garrafa cumprirá um papel de um produto especial para levar para casa.

Se o seu cliente gostou tanto daquele chopp, e ele quiser levar para casa, você pode ter uma lojinha separada para isso. Mas você entendeu a diferença?

A finalidade da lojinha, da cerveja em garrafa e do chopp estão bem definidos. Isso não deve confundir seu cliente ou prejudicar seu resultado de vender seu chopp.

Em resumo, a venda de chopp e de cerveja em garrafa deve ser estrategicamente pensada. Deve unir gestão, marketing, vendas no modelo de negócio do seu bar!

Na hora de abrir um bar ou um Brewpub, essas dúvidas são bem comuns. Então caso você queira entender melhor sobre a diferença entre cerveja em garrafa e chopp, entre em contato com nosso consultor! 

 

Bruna Siementkowski

Especialista em Marketing Digital

Posts Relacionados