Como abrir um bar otimizado para franchising?
Abrir um bar para franchising é uma possibilidade de escalonar seu negócio!
O franchising, conhecido como sistema de franquias, é um modelo de negócios em que o franqueador concede ao franqueado o direito de usar sua marca, produtos e serviços mediante pagamento de taxas e royalties.
Dentro do ramo de bares e restaurantes existem a possibilidade de você transformar seu bar em uma franquia, ou abrir um em uma franquia já existente.
Hoje, vamos falar sobre como transformar um bar em uma franquia. Este é um processo que requer planejamento estratégico, adequação legal e estruturação operacional sólida.
Mas é possível quando você une um modelo de negócio com um processo otimizado!
Escrevemos um guia que apresenta informações essenciais para desenvolver um modelo de negócio franqueável no setor de bares e restaurantes.
Por que abrir um bar pensando no franchising?
Recebemos uma dúvida aqui na Beerpass constantemente: como crescer no mercado cervejeiro?
E abrir um bar pensando no franchising, em modelo de franquias, é uma das estratégias mais eficientes para que isso ocorra.
Afinal, o seu grande diferencial é já abrir sua unidade pensando na otimização de processos e na eficiência.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), apenas 5% das franquias fecham suas portas nos primeiros anos de operação, contra 23% das empresas tradicionais.
Então, se você busca expandir seu negócio e crescer no ramo, então considere abrir um bar pensando em criar uma franquia.
Como abrir um bar pensando no franchising?
Para abrir um bar com foco em franchising, é preciso pensar em processos e otimização. Isso porque o modelo de franquia exige padrão de qualidade e replicabilidade.
Anota aí essa palavra: replicabilidade! Essa é a grande questão das franquias.
Bom, o primeiro passo é a validação do modelo de negócio. Ou seja, você vai abrir um bar, pensando na replicabilidade e vai avaliar suas potencialidades.
Seu bar precisa ser lucrativo, ter boa aceitação do público e apresentar diferenciais competitivos que possam ser utilizados em outras unidades.
Outro ponto importante, já abra o negócio estruturando a operação: desde o atendimento até o cardápio, passando pelos processos de compra, estoque e marketing.
Crie documentos para padronizar e garantir que o franqueado possa reproduzir o mesmo nível de serviço e qualidade.
Estrutura e processos padronizados: a chave para franquear
Ou seja, um dos pontos fundamentais para transformar um bar em franquia é criar manuais operacionais detalhados. Eles precisam conter instruções sobre:
- Recebimento e armazenamento de mercadorias;
- Preparo dos alimentos e bebidas;
- Atendimento ao cliente;
- Controle de qualidade;
- Gestão de equipe;
- Padrões de limpeza e segurança alimentar.
É essa padronização que garante que qualquer unidade, em qualquer lugar, ofereça a mesma experiência ao cliente.
Outro ponto importante é a identidade visual. O bar precisa ter uma marca forte, facilmente reconhecível e replicável. Isso inclui logotipo, fachada, cardápios, uniformes e até a música ambiente.
A importância da tecnologia no processo de franquia
A tecnologia é uma grande aliada para bares que desejam se tornar franquias. Softwares de gestão integrados, sistemas de controle de estoque e plataformas de relacionamento com o cliente facilitam a padronização dos processos.
É nesse ponto que soluções como o autosserviço de chopp ganham espaço. Sistemas automatizados tornam a operação mais simples, reduzem a necessidade de mão de obra intensa e garantem controle total sobre consumo e estoque.
Entre nossos clientes atendemos algumas franquias que utilizam da tecnologia para conquistar mercado. A Birra Libre é uma delas!
Tudo isso é essencial para um modelo de franchising eficiente, ok?
Pontos de negócios para quem quer abrir um bar para franchising
Pensar na capacidade de suporte ao franqueado, no modelo financeiro (taxas de franquia, royalties, investimento inicial) e em estratégias de expansão são itens fundamentais nessa jornada.
Além disso, você deve considerar:
- Treinamentos para franqueados e suas equipes;
- Estratégias de marketing nacional e regional;
- Suporte jurídico;
- Análises de mercado para identificar cidades ou regiões com potencial.
Esses fatores são determinantes para garantir o sucesso da rede como um todo.
Não é um bicho de 7 cabeças...
Eu sei que você deve estar pensando que é um bicho de 7 cabeças. Mas, calma!
A real diferença é que você terá que focar mais na padronização e na escalabilidade. Ou seja, basta você pensar em planejamento. Dedique um tempo para criar esses processos, isso vai ser importante.
Quando estiver com eles minimamente estruturados, abra seu negócio e vá melhorando com a prática.
Então, siga para o processo de franchising.
Uma dica que damos é não esperar o momento perfeito para começar, porque ele não existe. A prática te ajuda a melhorar.
E você não fará tudo sozinho, basta contar com parceiros estratégicos.
Trabalhe com um sócio que esteja alinhado com os mesmos objetivos que você. Assim vocês conseguem dividir tarefas e tornar tudo mais simples.
Mas lembre de uma coisa essencial: negócio escalável.
Como abrir um bar franqueável e tornar o processo escalável?
A escalabilidade é a essência do franchising. Para isso, seu bar precisa ter processos enxutos, operação simplificada e alta capacidade de replicação.
Por isso você precisar conhecer soluções inteligentes, como o autosserviço de chopp, que tornam a operação mais ágil e reduzem custos operacionais.
O segredo está na simplicidade dos processos e no suporte contínuo oferecido aos donos de bares.
Se você quer entender melhor como abrir um bar com potencial de franquia e conhecer soluções que podem tornar esse processo ainda mais eficiente, entre em contato com a equipe da Beerpass sem compromisso!