logo-15

6 estratégias para ter um bar diferenciado da concorrência

6 estratégias para ter um bar diferenciado da concorrência

6 estratégias para ter um bar diferenciado da concorrência

O mercado de bares é extremamente competitivo e com novos concorrentes aparecendo quase todos os meses pode ser difícil manter um bar diferenciado funcionando. 

Se você está localizado em uma grande área metropolitana como São Paulo ou Florianópolis, às vezes pode parecer que novos concorrentes estão todos localizados ao lado ou do outro lado da rua do seu bar. 

Então, quais medidas você pode tomar se destacar da multidão e ser um bar diferenciado? Veja essas 6 estratégias:

1. Foco no excelente atendimento ao cliente

Há uma razão pela qual o velho ditado “o cliente vem em primeiro lugar” é tão popular – é um pouco de sabedoria atemporal que muitos bares e estabelecimentos acabam esquecendo com o tempo.

Na pressa de projetar menus de bar mais lucrativos ou espremer a última gota de lucratividade de cada porção, às vezes é fácil ignorar o fato de que nem sempre os melhores interesses do cliente estão sendo colocados em primeiro lugar. 

Atendimento ao cliente

Portanto, para realmente se destacar em uma multidão de concorrentes e ter um bar diferenciado, certifique-se de se concentrar no excelente atendimento ao cliente.

Quando se trata de atendimento ao cliente, os estabelecimentos têm muita flexibilidade para criar o tipo certo de “vibe” para atrair clientes. 

E a chave para garantir que essa vibe seja consistente em todas as experiências do cliente é contratar as pessoas certas. 

Durante o processo de contratação, certifique-se de que os bartenders, atendentes, garçonetes e garçons estejam totalmente alinhados com a cultura e personalidade do seu estabelecimento, e que eles possam citar experiências anteriores em que demonstraram um atendimento excepcional ao cliente.

2. Para ter um bar diferenciado seja MUITO bom em algo

Uma armadilha de marketing em que muitos bares caem é tentar ser “tudo para todas as pessoas”. O resultado é uma espécie de experiência genérica que realmente não se destaca na mente dos clientes. 

Tenha um diferencial

Então, a maneira óbvia de se destacar é fazer uma coisa muito, muito bem feita. Por exemplo, existe um bar em Singapura que se chama Atlas, inclusive ele já foi classificado entre os 50 melhores bares do mundo. Esse é um exemplo de bar diferenciado porque ele se transformou em um paraíso para os amantes de gin. 

O bar tem uma coleção verdadeiramente excepcional de 1.000 gins diferentes que incentiva os clientes a experimentar. E toda a experiência é ainda melhor com a decoração temática que torna toda a experiência ainda melhor.

3. Use o cardápio como ferramenta de marketing

Existem duas maneiras de visualizar o cardápio do bar – você pode vê-lo apenas como uma lista de bebidas para pedir, ou você pode vê-lo como uma peça-chave da estratégia geral de marketing do bar. 

Adivinha qual abordagem funciona melhor e torna seu bar diferenciado? 

Use seu cardápio como estratégia de marketing

Quando você integra o cardápio do bar ao marketing geral, é quando você pode começar a destacar a personalidade do seu estabelecimento. 

E, assim como as campanhas de marketing mudam e evoluem ao longo do tempo em resposta às mudanças nos gostos e preferências dos clientes, o mesmo deve acontecer com o cardápio do seu bar. 

4. Fique à frente das tendências atuais na cultura de coquetéis e drinks para manter seu bar diferenciado

Uma maneira de realmente se destacar na multidão é ganhar a reputação de ser inovador e atual. A maneira mais óbvia de fazer isso é manter-se à frente das novas tendências da indústria de vinhos, cervejas e destilados. 

Por exemplo, reconhecer que o movimento de destilação artesanal é uma grande tendência naturalmente levaria à ideia de adicionar um destilado artesanal premium ao menu do bar – e, melhor ainda, se esse destilado artesanal estiver relacionado ao bar em termos de estilo, estética ou mesmo geográfica. 



Ou, e a tendência dos drinks com menos álcool, chamados de drinks session? Os bartenders começaram a perceber que os clientes estão adotando bebidas e coquetéis com menos teor alcoólico que podem ser apreciados em uma “sessão” mais longa com os amigos. Então, isso naturalmente levaria à sugestão de adicionar um novo drink session ao menu de coquetéis.

Além de novos tipos de bebidas, outras áreas para buscar inspiração incluem novas combinações de sabores de coquetéis, novas maneiras de misturar e servir um coquetel, novos copos e ingredientes para animar um coquetel clássico. 

E você também pode pensar em inovação em termos de serviço. Lembra quando os atendentes de bar equipados com tablets para receber os pedidos dos clientes começaram a surgir? Ou quando os clientes começaram a pagar por itens usando aplicativos?

Na cultura digital de hoje centrada em dispositivos móveis, vale a pena explorar todas as várias inovações em como os clientes selecionam, pedem e pagam por suas bebidas.

5. Tenha o autosserviço de chopp para ter um bar diferenciado

E por falar em inovações nada melhor do que ter o autosserviço de chopp, também chamado de self service de chopp, para ter um bar diferenciado.

O self service de chopp é um sistema que permite que os consumidores se sirvam diretamente das torneiras, tendo a liberdade de escolher entre várias opções a quantidade exata de bebida e pagando somente por aquilo que se serve.

Ou seja, ao chegar no bar o cliente só precisa pegar o seu cartão que libera as torneiras e se servir do chopp que ele deseja. Simples assim.

Self Service de Chopp

O autosserviço de chopp, além de reduzir filas e garantir maior liberdade ao cliente, também reduz as chances de que ocorram erros ou problemas com os pedidos, pois é o próprio cliente que está na torneira e ele pode experimentar a bebida ali mesmo e só depois decidir encher todo o copo.

Sem dúvidas, o autosserviço de chopp só traz vantagens para os bares.

👉 Saber mais: Autosserviço de chopp – O que é, como funciona e quanto custa?

6. Aproveite prêmios, reconhecimento e “mídia conquistada”

Dentro do setor de marketing, os profissionais geralmente diferenciam entre “mídia orgânica” e “mídia paga”. Mídia paga significa que você paga para anunciar em algum lugar e, como resultado, ganha impressões na mídia. 

Mas muito mais valiosa é a orgânica também chamada de “mídia conquistada”, na qual os meios de comunicação entram em contato diretamente com você porque gostariam de apresentá-lo nas próximas publicações ou artigos, geralmente como resultado de algum tipo de esforço promocional que você realizou.

A mídia conquistada pode parecer um tanto misteriosa às vezes, mas a melhor maneira de atrair esse tipo de atenção da mídia é ganhando prêmios, distinções e medalhas. É por isso que prêmios como “Melhor Bar de Drinks da Cidade” ou “Melhor Bartender da Cidade” podem ser tão poderosos – eles criam “ganchos” naturais para atrair e chamar a atenção da mídia. 



Além disso, muitas dessas histórias e artigos têm uma vida útil extraordinariamente longa online: as pessoas que procuram “os melhores bares da cidade” naturalmente encontrarão menções ao seu bar, apenas fazendo uma pesquisa rotineira no Google.

Com toda a probabilidade, o caminho para o sucesso em termos de ter um bar diferenciado e se destacar da multidão envolverá uma mistura de pelo menos três das dicas acima. Mas lembre-se: tudo começa com o melhor atendimento ao cliente. 

Quando você preza pela experiência do cliente, fica muito mais fácil tomar as decisões certas sobre todos os outros aspectos da sua experiência no bar.

E se quiser saber mais sobre o autosserviço de chopp, entre em contato com a gente.

Leia também:

Bar self-service: Como o autosserviço vai revolucionar seu bar

Bruna Siementkowski

Especialista em Marketing Digital

Posts Relacionados