logo-15

Câmara fria para chopp: tudo que você precisa saber!

Câmara fria para chopp: tudo que você precisa saber!

Câmara fria para chopp: tudo que você precisa saber! 

Se você é proprietário de bar, ou mesmo quer abrir um estabelecimento que vende chopp, você precisa conhecer os sistemas de refrigeração disponíveis! E existem vários tipos, um deles é a câmara fria. 

Neste artigo vamos falar tudo que você precisa saber sobre a câmara fria e quais as vantagens de ter uma no seu bar! 

Estrutura da câmara fria 

A câmara fria não tem um tamanho único. Isso porque ela pode ser construída de acordo com a sua necessidade de espaço. 

Você também pode comprar câmaras que já vem pronta, mas, geralmente, construir a sua acaba sendo mais vantajoso! 

Câmara fria

A estrutura do equipamento é feita com painéis isolantes, portas e demais acessórios para montagem. Geralmente é construída com aço pré-pintado e o isolamento pode ser feito tanto com poliestireno, quanto com poliuretano. 

Esse isolamento é muito importante, é ele que vai manter a temperatura ideal dos barris armazenados dentro da câmara fria. 

Importância da temperatura para o chopp 

A temperatura da câmara fria para chopp deve ser controlada e monitorada! Por ser uma bebida não pasteurizada, o chopp possui uma validade menor e precisa de cuidado. 

Importância do chopp gelado

Manter o chopp na temperatura constante e ideal é um dos principais fatores para garantir a qualidade. Inclusive, se a temperatura dos barris ficarem variando ou até mesmo ficarem muito altas, esse chopp pode não ser mais próprio para o consumo, ok? 

Geralmente a câmara fria para chopp vai ficar por volta dos 0°C. Alguns cervejeiros orientam que a bebida deve ser extraída por volta dos 2°C, já que temperaturas muito baixas também vão afetar o sabor do chopp. 

Uma dica que a gente gosta de reforçar é sobre a espuma: muitas vezes o chopp espumando pode ser por conta da temperatura inadequada. 

E espuma demais é um dos piores pesadelos de qualquer cervejeiro não é mesmo? 

Portanto, certifique se a sua câmara fria está mantendo essa temperatura, se os painéis estão realmente isolando e se a porta está com a vedação em dia! 

Portas da câmara fria: o que eu preciso me atentar? 

Ao instalar uma câmara fria, as portas precisam ser um ponto de atenção! Elas necessariamente têm que isolar bem, tem que se manter fechadas e precisam destravar por dentro! 

Primeiro porque é pelas aberturas onde estão as maiores chances da temperatura sofrer variação. 

Segundo que é uma questão de segurança a porta ser destravada por dentro, ok? Assim você evita que qualquer pessoa fique presa lá dentro! 


Mas então, eu devo comprar uma câmara fria pronta ou construir a minha? 

Naturalmente, a resposta dessa pergunta vai depender da sua realidade. 

Por exemplo, comprar uma câmara pronta pode acabar sendo vantajoso na questão de custos! Isso porque geralmente vai ser mais barato você adquirir uma dessa forma, sem falar que os custos de instalação também são mais em conta. 

Por outro lado, construir uma é um investimento a longo prazo! Planejar sob medida não tem erro! Você adequa às suas necessidades, ao seu espaço e ao seu armazenamento. Ou seja, ela tende a ser uma estrutura que vai suprir suas demandas por muito tempo. 

Já com uma pronta, pode acontecer de você precisar aumentar a capacidade em um curto período. Seja por ela não estar mais suprindo seu estoque, seja por alterações de layout do bar ou diversos outros motivos. 

Cuidado com a rede elétrica! 

Parte elétrica

Outro ponto de extrema importância é que profissionais avaliem a sua rede elétrica para instalação do equipamento. 

Quando você for adquirir a sua câmara fria, portanto, não esqueça de questionar os profissionais que vão instalar ela para você, se eles verificaram a potência da rede elétrica e se a sua comporta o equipamento. 

Isso vai evitar muita dor de cabeça futura como possíveis quedas de energia e até mesmo vai garantir a segurança do seu estabelecimento! 

Vantagens da câmara fria 

Agora que falamos sobre alguns cuidados, vamos falar das principais vantagens de se ter uma câmara fria, quando comparado com outros sistemas, como um balcão refrigerado ou uma chopeira elétrica! 

Capacidade de armazenamento 

Não há dúvidas que a câmara fria tem uma capacidade de armazenamento que vai facilitar a sua vida!  

Ela irá armazenar todo seu estoque de barris! Dessa forma vai garantir a qualidade , já que, como falamos anteriormente, pelo chopp não ser pasteurizado, manter ele refrigerado é sempre o mais recomendado! 

Praticidade 

Outra grande vantagem é a praticidade. Sabemos a correria que é a rotina de um bar e, quando acaba o chopp, tudo que queremos é trocar logo o barril e continuar o serviço, certo? 

Nisso a câmara fria consegue garantir essa troca mais rápida, já que seu estoque vai estar refrigerado e pronto, próximo das torneiras, facilitando essa operação. 

Inclusive, você pode fazer prateleiras ou mesmo organizar o layout da forma como for melhor para seu dia a dia. 


Tecnologia 

Através da câmara fria você pode aliar a tecnologia do equipamento com o serviço! 

As câmaras garantem a medição da temperatura! Elas possuem visor, onde você pode fazer essa checagem periodicamente. Também existem câmaras que possuem dispositivos que avisam se a temperatura estiver caindo. 

Interessante, né? Isso pode evitar que você perca todo seu estoque e evite um baita prejuízo! 

Outra alternativa é que você pode instalar um sistema de autosserviço de chopp na sua câmara fria. Assim você utiliza o equipamento de forma ainda mais inteligente, otimizando recursos e aprimorando a experiência do cliente em seu estabelecimento! 

Além da câmara fria, existem outros tipos de sistema de refrigeração? 

Sim, existem! Há estabelecimentos que optam pelos balcões refrigerados, chopeiras elétricas ou até mesmo kegerators. 

Isso porque, apesar da câmara fria ser uma necessidade importante, ela possui um custo alto para ser instalada. 

Claro que ela possui uma vida útil bem longa! Mas, de qualquer forma, você irá precisar de um investimento inicial considerável para instalar uma no seu estabelecimento! 

Geladeira

Então, como vimos por aqui, há alguns pontos a se considerar quando falamos em câmaras frias! Mas, sem dúvidas é um investimento que vale a pena avaliar, uma vez que a câmara fria é a melhor forma de armazenar o chopp! Tanto para qualidade do produto, quanto para a rotina do bar! 

Caso tenha ficado alguma dúvida ainda em relação à câmara fria, não deixe de entrar em contato com um dos nossos consultores! Ficaremos felizes em atendê-lo! 

Bruna Siementkowski

Especialista em Marketing Digital

Posts Relacionados