logo-15

Ticket médio para restaurantes e bares: o que é e como calcular?

Ticket médio para restaurantes e bares: o que é e como calcular?

Ticket médio para restaurantes e bares: o que é e como calcular?

Se você quer abrir um bar ou restaurante, você precisa entender o que é e como calcular o ticket médio para restaurantes e bares!

Este é um índice importante que irá revelar o valor médio de venda por cliente. Essa métrica é essencial para que você consiga avaliar o seu preço de venda, seus lucros e o desempenho do seu negócio.

Entenda o que é e como calcular o ticket médio para restaurantes e bares!

O que é e como calcular o ticket médio para restaurantes e bares?

Ticket médio é uma métrica essencial para a gestão e o planejamento de empresas. É um indicador muito conhecido no setor de bares e restaurantes. 

O Ticket Médio representa o quanto cada cliente gastou em seu estabelecimento, dentro de determinado período. Ou seja, quanto mais o cliente gasta em seu restaurante, maior será o ticket médio dele.

Nesse sentido, ele revela informações sobre “a saúde” do seu bar ou restaurante.

Para calcular você deve pegar o faturamento e dividir pela quantidade de clientes atendidas no mesmo período. Por exemplo, se em um dia você faturou R$2000,00 e atendeu 100 clientes, seu ticket médio é de R$20,00.

Para bares e restaurantes, acompanhar diariamente o ticket médio é fundamental!

Ticket Médio

Qual a importância do ticket médio para restaurantes e bares?

O ticket médio precisa ser analisado para que você tenha importantes insights sobre o comportamento e consumo de seus clientes, além de avaliar se o seu preço de venda está condizente com a realidade e o impacto de promoções e descontos.

O objetivo é sempre aumentar o ticket médio e acompanhar para que ele não caia. Se ele cair, quer dizer que seus clientes estão gastando menos dentro do seu bar.

Claro, o ticket médio é apenas um dos índices que você precisa acompanhar. Há outros que também irão revelar a performance do seu negócio, como o Custo por Mercadoria Vendida e a quantidade de pessoas que frequentam seu estabelecimento por dia.

Comportamento de consumo do cliente

Outro ponto importante sobre o ticket médio é o que ele revela sobre o comportamento.

Acompanhando diariamente o ticket médio é possível avaliar quais dias que seus clientes gastam mais e porque ele está gastando mais ou menos naquele determinado dia.

Será que as opções do cardápio não estão agradando? Será que falta estratégias de upsell ou promoções? Ou ainda, como está a qualidade da comida e do atendimento?

Comparar o ticket médio entre os períodos também faz com que você fique alerta. Se o ticket médio está diminuindo, é necessário reavaliar e mudar as estratégias de venda.

Perdendo Ticket Médio

Como aumentar o ticket médio?

Agora, existem algumas formas de aumentar o seu ticket médio. Envolvem principalmente criar estratégias de upsell, combos, promoções e melhorar o valor agregado aos produtos.

Confira!

Estratégia de upsell

O Upsell acontece quando é oferecido um “upgrade” do serviço. Em bares e restaurantes é quando o garçom ou atendente oferecem um combo a mais ou o prato mais caro do dia.

Claro, isso precisa ser feito de forma estratégica e que faça sentido para o cliente. Caso contrário será interpretado como uma prática chata e invasiva. 

Nós falamos sobre upsell neste texto aqui! Se você quiser saber mais sobre, só clicar e entender melhor.

Treinar sua equipe para fazer um bom upsell pode aumentar significativamente seu faturamento.

Combos e promoções

Inclua combos no seu cardápio! Assim você oferece opções mais caras para seus clientes e que também fazem sentido para ele.

Por exemplo, você pode oferecer um serviço de refeição completa para seu cliente: Entrada, prato principal e acompanhamentos com um preço fixo.

Ou se você vende lanches, pense em oferecer acompanhamentos que podem agregar ao prato, como a clássica combinação entre batata frita e hambúrguer. Ou adicionais ao prato, como bacon e hambúrguer extra.

Incluir combos e promoções possibilitam também o upsell. Vale a pena pensar sobre isso!

Combos e promoções

Capriche no visual do cardápio

O visual do cardápio também é de extrema importância. Uma dica é dar destaque aqueles pratos que lhe dão bons resultados de venda. Assim como destacar preços de combos e promoções.

Incluir fotos de boa qualidade e que despertem o desejo também é uma estratégia para incentivar a venda. Não esqueça de deixar o cardápio legível e agradável a leitura, ornando com a sua identidade visual.

Trabalhe melhor o preço através do maior valor agregado

Reavalie o valor agregado aos seus produtos e a experiência que você oferece. Às vezes com uma melhoria na apresentação dos seus pratos você poderá trabalhar melhor no seu preço de venda.

Além do valor ao produto em si, ofereça uma experiência completa para seu cliente e público alvo. Isso inclui oferecer um ambiente que seja agradável, acolhedor e que faça sentido.

Também faz parte treinar a equipe para que seja feito um bom atendimento e para que sejam atenciosos. Um sorriso no rosto pode fidelizar muitas pessoas!

Programas de fidelidade

Incluir programas de fidelidade pode ser uma ideia para que o cliente retorne e frequente mais o seu bar.

Pode ser através do acúmulo de pontos a partir de um certo valor de consumo. Ofereça recompensas como combos exclusivos, créditos no autosserviço de chopp ou descontos estratégicos.

Isso incentiva que eles gastem mais para acumular pontos e pode te auxiliar no aumento do ticket médio.

Programa de fidelidade

Conheça e acompanhe o ticket médio do seu bar ou restaurante!

Bom, por fim, vale ressaltar que o conhecimento e avaliação dos indicadores de gestão é indispensável.

Exponha para sua equipe esses dados diariamente, com metas a serem alcançadas. Com isso a equipe também fica atenta aos resultados do negócio e desperta um sentimento de compromisso em manter e melhorar os indicadores.

Um quadro de avisos na cozinha já cumpre essa função!

O bom gestor domina os números e entende os resultados do seu negócio. Fazer esse acompanhamento não é tão difícil como parece, hoje existem softwares de gestão e sistemas de PDV que registram e fazem essas leituras.

Conte com a tecnologia para facilitar o cálculo do ticket médio para bares e restaurantes e nos acompanhe para ficar por dentro de mais conteúdos sobre gestão e negócios!

Bruna Siementkowski

Especialista em Marketing Digital

Posts Relacionados