logo-15

Top 5 cervejas diferentes

Top 5 cervejas diferentes

Top 5 cervejas diferentes

A cerveja é uma bebida alcóolica que possuí obrigatoriamente quatro ingredientes: água, malte, lúpulo e levedura. Alguns tipos de cerveja também levam outros cereais, como trigo, aveia e milho, outros também usam especiarias e frutas.

E qual a verdadeira diferença entre elas?

O que diferencia as cervejas são basicamente os seguintes fatores: Corpo (densidade), teor alcoólico, amargor, cor, aromas, espuma e o açúcar residual. Quanto maior a quantidade de açúcar residual, maior será a densidade da cerveja.

Além disso as cervejas também são separadas em três famílias:

  1. As Ale são produzidas pelas leveduras Saccharomyces cerevisae e possuem alta fermentação, dando consequência a sabores e aromas mais complexos. Alguns exemplos: Pale Ale, IPA, Stout, Tripel, Weizenbier, etc.
  2. As Lagers são produzidas pelas leveduras Saccharomyces pastorianus e tem baixa fermentação, ou seja, aromas e sabores mais leves, proveniente da matéria prima. exemplos: American Lager, Pilsen, Dunkel, Bock, etc.
  3. Existem também a família de cervejas com fermentação espontânea, com leveduras selvagens e bactérias encontradas no ar. Alguns exemplos: Lambic, Geuze, Kriek, Framboise, etc.

Os estilos de cerveja

Cada vez mais vem crescendo o mercado cervejeiro, em busca de inovações de sabores. Hoje existem aproximadamente 150 estilos de cerveja catalogados, e hoje vamos te apresentar os 5 tipos mais diferentes que encontramos.

TOP#1

Leipziger Gose é considera a cerveja mais diferente de todas, por ser uma cerveja salgada.

Essa cerveja foi originada na Alemanha, durante a idade média.

Devido a grande atividade na mineração na cidade em que a bebida foi originada, as águas se tornaram salgadas, o que consequentemente tornou as cervejas da época salgadas.

O sucesso e a adoração pela cerveja foi grande, o que chegar em uma cidade vizinha chamada de Leipziger, por isso a cerveja ganhou esse nome.

A Gose é uma cerveja que leva uma carga de 40% de malte de trigo, e não obedece à Rheinheitsgebot, a lei de pureza alemã.

No Brasil essa cerveja é extremamente rara, uma cervejaria em Porto Alegre – Rio Grande do Sul, produz essa bebida em período sazonal, apenas no verão.

TOP#2

Rauchbier surgiu na Alemanha, e seu nome significa fumaça. A cerveja é conhecida pelo seu gosto de fumaça e defumado, o que causar estranheza.

O sabor diferenciado vem dos maltes, que são defumados antes de serem usados, após a secagem em fornos a lenha. Com os avanços tecnológicos a forma de secagem passaram a ser industrializadas.

Algumas histórias dizem que um cervejeiro alemão perdeu sua cervejaria em um incêndio, e tudo o que restou foram os maltes que estavam no local. Para recomeçar a vida o cervejeiro passou a fazer sua própria cerveja e o resultado foi surpreendente, pois muitas pessoas gostaram.

No Brasil, esse estilo de cerveja é fabricado em Santa Catariana.

TOP#3

Barleywine é uma cerveja com teor alcoólico maior do que qualquer outra cerveja. Enquanto as “tipo pilsen” costumam ter um nível alcoólico entre 4 e 6%, a Barleywine costuma ter o dobro disso: 8 a 12% ABV.

Por essa razão ela ganhou esse nome, por ter um teor alcoólico semelhante ao teor de um vinho. Mas diferente dos vinhos a cerveja é produzida através da fermentação dos grãos maltados.

O teor alcoólico é maior devido a quantidade de malte utilizado, que faz com que haja uma grande extração de açúcares. Quanto mais açúcar, mais matéria-prima para fermentação. E quanto mais fermentação, mais álcool é gerado.

Esse estilo de cerveja pode ser produzida tanto pelos estadunidenses quanto pelos ingleses.

TOP#4

Berliner Weisse, conhecida como Weisse que em alemão significa branco, devido sua coloração mais clara. Esse estilo de cerveja também é conhecida como a mais ácida e azeda que existe.

Durante a fabricação, o que é levado em consideração é não deixar o gosto azedo prevalecer na bebida. Já no caso da Berline Weisse é o oposto. É usado leveduras Ale e também lactobacilos e leveduras do gênero Brettanomyces. São esses microrganismos que vão dar esse sabor ácido e azedo.

Na Alemanha, eles usam xaropes para tolerar o sabor, ou até mesmo misturam a Berline com outro estilo de cerveja.

TOP#5

Old Ale como já diz seu nome, é uma cerveja envelhecida, trazida da cultura inglesa. Sua maior característica é ser estocada por um longo período de tempo em barril de madeira. São cervejas adocicadas, escuras, maltadas e com teor alcóolico de 5% ABV

O tempo de envelhecimento determina os diferentes sabores. São cervejas com uma alta densidade pelo alto nível de dextrinas presente na bebida.

Algumas cervejarias que desejam produzir Old Ales mais fiéis a essa história costumam inserir leveduras Brettanomyces lambicus para a fermentação, pois geram esses sabores. São as mesmas leveduras encontradas em cervejas da família lambic.

Existem outros diversos estilos de cerveja, que valem a pena ser conhecido e apreciado por quem gosta. Além de ser uma experiência incrível, você também irá aguçar seu paladar cervejeiro

Fernanda Matos

Especialista em Marketing e Design de bares

Posts Relacionados
Leave a Reply